Passeio no Zoológico de Sapucaia do Sul

Mensagem aos eternos amigos de Água Boa que ficarão para sempre em meu coração.

Mensagem aos Meus Eternos Amigos de Água Boa que ficarão para sempre em meu coração

Recados de Poemas

Fotos do Mundo!

Epitáfio - Titãs Música da Minha vida

Epitáfio - Titãs Reflexão sobre minha vida!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Todos Pela Educação

Em Educação, Brasil ocupa 93º lugar no ranking do IDH

Variáveis analisadas são média de anos de estudo e expectativa de vida escolar

Em Educação, Brasil ocupa 93º lugar no ranking do IDH

Da Redação do Todos Pela Educação

O Brasil ocupa o 93º lugar no componente Educação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado nesta quinta-feira (4) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O IDH é composto por informações sobre Educação, saúde e renda e classificou 169 países.

Veja o ranking completo da Educação no IDH

Quando consideradas as três áreas em conjunto, o Brasil está na 73ª posição. Nas primeiras posições estão Nova Zelândia, Noruega, Austrália, Irlanda e Estados Unidos, respectivamente. O componente Educação é formado pela média de anos de escolaridade da população adulta (25 anos ou mais) e pela “expectativa de vida escolar” – número de anos de estudo esperado por aluno, caso os padrões atuais sejam mantidos ao longo da vida escolar, calculado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

"O componente de Educação do IDH serve para medir a qualidade do sistema educacional. Mas ele não mede a qualidade do ensino", aponta Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação. "Mesmo assim, o índice mostra que o Brasil não está numa posição favorável comparado a outros países."

Ministério da Educação questiona dados
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nota nesta quinta-feira questionando os indicadores educacionais que compõem o IDH. "O relatório não capta o esforço de políticas desenvolvidas nos últimos anos com repercussão significativa na melhoria dos indicadores sociais e educacionais", diz um trecho do documento. A pasta também pede mais clareza do Pnud sobre a divulgação dos componentes educacionais.

Baixe a nota oficial do MEC aqui

Alteração no cálculo
Os dois indicadores do IDH relacionados à Educação foram alterados no cálculo deste ano. Anteriormente eram utilizados a taxa bruta de matrícula e do índice de alfabetização.

De acordo com o Pnud, as alterações foram feitas porque alguns países haviam atingido níveis elevados de matrícula e alfabetização, e assim esses indicadores vinham perdendo a capacidade de diferenciar o desempenho educacional. Mesmo aperfeiçoado, o relatório destaca que os resultados não dão conta de medir a qualidade da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário