Relatório: PROJETO A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE PROJETOS DE BRINQUEDOS DE SUCATA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇA
Professora responsável: Carla Hübner e Silva
Neste terceiro bimestre foi desenvolvido, alguns brinquedos escolhidos pelos alunos para a confecção: pé de lata, binóculo e o jogo de xadrez (tabuleiro e peças).
A oficina sempre era iniciada com as sucatas trazidas pelos alunos ou recolhidas na própria escola. Assim cada criança gerava matéria-prima para a construção de seus brinquedos.
Nessa maneira, o projeto teve a oportunidade de promover mudanças de postura nos participantes envolvidos, que iniciaram um trabalho de separação, limpeza e reutilização do material coletado em suas próprias residências ou nas ruas, além de descobrirem o quanto é importante essa ação ambiental para a preservação da natureza.
Nesse processo de integração da Arte com o Meio Ambiente, compartilhamos momentos de alegrias e problemas, de brincar, de criar, de descobrir e de construir relações, juntos produzimos aproximadamente 70 pés de latas, 40 binóculos e 70 kits de xadrez. Houve o auxílio das professoras das turmas que colaboraram bastante para que pudéssemos realizar a atividade, e vejo que as mesmas se dedicaram muito também no projeto.
No contexto aprender/fazendo estimulou-se nos participantes a curiosidade, autoconfiança, a coordenação motora, a socialização, a conscientização ecológica, a concentração, a criatividade, a percepção tátil, visual e espacial, e o resgate da nossa cultura popular, além de mostrar aos educandos que eles também podem confeccionar brinquedos em casa.
Professora responsável: Carla Hübner e Silva
Neste terceiro bimestre foi desenvolvido, alguns brinquedos escolhidos pelos alunos para a confecção: pé de lata, binóculo e o jogo de xadrez (tabuleiro e peças).
A oficina sempre era iniciada com as sucatas trazidas pelos alunos ou recolhidas na própria escola. Assim cada criança gerava matéria-prima para a construção de seus brinquedos.
Nessa maneira, o projeto teve a oportunidade de promover mudanças de postura nos participantes envolvidos, que iniciaram um trabalho de separação, limpeza e reutilização do material coletado em suas próprias residências ou nas ruas, além de descobrirem o quanto é importante essa ação ambiental para a preservação da natureza.
Nesse processo de integração da Arte com o Meio Ambiente, compartilhamos momentos de alegrias e problemas, de brincar, de criar, de descobrir e de construir relações, juntos produzimos aproximadamente 70 pés de latas, 40 binóculos e 70 kits de xadrez. Houve o auxílio das professoras das turmas que colaboraram bastante para que pudéssemos realizar a atividade, e vejo que as mesmas se dedicaram muito também no projeto.
No contexto aprender/fazendo estimulou-se nos participantes a curiosidade, autoconfiança, a coordenação motora, a socialização, a conscientização ecológica, a concentração, a criatividade, a percepção tátil, visual e espacial, e o resgate da nossa cultura popular, além de mostrar aos educandos que eles também podem confeccionar brinquedos em casa.
Conclusão
As escolas públicas, em geral, passam por momentos de carência de infra-estrutura, onde os alunos pertencentes à classe menos favorecidas, não tem acesso à informação e tecnologia e nem incentivo à arte e cultura. Apesar de todas as dificuldades, através da adaptação e criatividade, conseguimos alcançar nossos objetivos.
Nós educadores temos um papel fundamental, de ser o facilitador no desenvolvimento da construção do conhecimento na formação do cidadão do futuro. Devemos buscar a melhoria do ensino por meios de brincadeiras, jogos e brinquedos. E mesmo que a Lei de Diretrizes e Bases não mencione o tema, o direito de brincar e aprender está garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O projeto mostrou a importância de contemplar a construção de brinquedos com sucatas, nesse momento, o que com certeza estimulou nossas crianças nessa construção, deixando-os alegres com o que haviam desenvolvido. Nesse próximo bimestre estaremos realizando a confecção de mais brinquedos com sucatas, onde os mesmos escolherão novamente quais serão os brinquedos a serem confeccionados.
Percebi que foi de grande valia este trabalho tanto para os alunos quantos para nós professores para podermos repensar nossa prática pedagógica bem como nossas atitudes quanto cidadão.
Agradecimentos:
· As minhas colegas que me ajudaram a desenvolver o projeto e que sem elas talvez não fosse possível ter terminado na data limite.
· Elis, Carol, Daniela, Vanice, Noeli, Zania, Dhieniffer, Terezinha, Luiza, Patrícia, Gasparina, Edileuza, Adjani, Beatriz e Márcia.
· Aos meus alunos que se empenharam e me fizeram lembrar da minha infância, do quanto é bom ser criança.
· As funcionárias da escola que organizaram minha “bagunça”, com tanta paciência.
Para o 4º Bimestre serão confeccionados os mesmos brinquedos (vai e vens, binóculos, pés de latas e os kits de xadrez) havendo uma alternância dos mesmos na confecção, ou seja, os alunos vão optar pelos brinquedos que ainda não construíram.
As escolas públicas, em geral, passam por momentos de carência de infra-estrutura, onde os alunos pertencentes à classe menos favorecidas, não tem acesso à informação e tecnologia e nem incentivo à arte e cultura. Apesar de todas as dificuldades, através da adaptação e criatividade, conseguimos alcançar nossos objetivos.
Nós educadores temos um papel fundamental, de ser o facilitador no desenvolvimento da construção do conhecimento na formação do cidadão do futuro. Devemos buscar a melhoria do ensino por meios de brincadeiras, jogos e brinquedos. E mesmo que a Lei de Diretrizes e Bases não mencione o tema, o direito de brincar e aprender está garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O projeto mostrou a importância de contemplar a construção de brinquedos com sucatas, nesse momento, o que com certeza estimulou nossas crianças nessa construção, deixando-os alegres com o que haviam desenvolvido. Nesse próximo bimestre estaremos realizando a confecção de mais brinquedos com sucatas, onde os mesmos escolherão novamente quais serão os brinquedos a serem confeccionados.
Percebi que foi de grande valia este trabalho tanto para os alunos quantos para nós professores para podermos repensar nossa prática pedagógica bem como nossas atitudes quanto cidadão.
Agradecimentos:
· As minhas colegas que me ajudaram a desenvolver o projeto e que sem elas talvez não fosse possível ter terminado na data limite.
· Elis, Carol, Daniela, Vanice, Noeli, Zania, Dhieniffer, Terezinha, Luiza, Patrícia, Gasparina, Edileuza, Adjani, Beatriz e Márcia.
· Aos meus alunos que se empenharam e me fizeram lembrar da minha infância, do quanto é bom ser criança.
· As funcionárias da escola que organizaram minha “bagunça”, com tanta paciência.
Para o 4º Bimestre serão confeccionados os mesmos brinquedos (vai e vens, binóculos, pés de latas e os kits de xadrez) havendo uma alternância dos mesmos na confecção, ou seja, os alunos vão optar pelos brinquedos que ainda não construíram.
Relatório
PROJETO INICIAÇÃO AO XADREZ PARA ALUNOS DO 1º CICLO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
É Sabido que quase todas as crianças gostam de jogos e brincadeiras. Pesquisas recentes afirmam que o lúdico é indispensável para o aprendizado da criança, pois além de auxiliá-la em seu desenvolvimento psicológico, essas atividades auxiliam a integração social e a organização do pensamento, sendo, portanto, fundamentais na formação do caráter do aprendiz.
O Xadrez pode proporcionar vários benefícios no aprendizado das diversas disciplinas escolares. Os benefícios de sua prática iniciam-se quando a criança passa a conhecer e a exercitar o domínio do tabuleiro, o que resulta em ganhos para sua noção espaço-dimensional.
Este projeto tem como objetivo geral a utilização do jogo de xadrez como instrumento pedagógico e social, visando auxiliar o desenvolvimento escolar de crianças do 1º ciclo do Ensino Fundamental Tenciona, de maneira generalizada, estimular, através do jogo, o raciocínio e o pensamento lógico dos participantes. Nesta atividade, trabalhar o espírito de equipe e a auto-estima dos alunos.
O Projeto tem como público-alvo alunos do 1º Ciclo do Ensino fundamental da Escola Municipal Cantinho da Alegria.
Local. A escola apresenta um local arejado para o andamento do Projeto.
- Duração. A duração do Projeto é de 45 minutos das aulas de educação física:
Atividades desenvolvidas no 3º bimestre:
· Dramatizar a história do xadrez (realizada pelos alunos do turno matutino) na hora cívica;
· Conhecer as peças e suas funções;
· Explicado o deslocamento dos bispos, cavalos, rei e rainha;
Observação: Já apresentou melhoras na construção de conhecimento das turmas dos 1º e 2º anos, que já se concentram um pouco mais nas atividades e já tem um pouco mais de conhecimento sobre as peças. Percebe-se ainda que há uma dificuldade quanto ao deslocamento das mesmas;
· Para os alunos do 3º ano e alguns também do 2º ano percebe- se que há mais facilidade, pois, já tinham uma noção sobre o xadrez;
· Foi feito um vídeo sobre as aulas realizadas em diferentes turmas;
· Foi confeccionado com as turmas kits da xadrez;
Nesse próximo bimestre será dado continuidade, com o projeto de forma progressiva, procurando problematizar mais sobre a prática do xadrez de acordo com o seu nível de entendimento e também será confeccionado o jogo de xadrez gigante, sendo os alunos as peças;
PROJETO INICIAÇÃO AO XADREZ PARA ALUNOS DO 1º CICLO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
É Sabido que quase todas as crianças gostam de jogos e brincadeiras. Pesquisas recentes afirmam que o lúdico é indispensável para o aprendizado da criança, pois além de auxiliá-la em seu desenvolvimento psicológico, essas atividades auxiliam a integração social e a organização do pensamento, sendo, portanto, fundamentais na formação do caráter do aprendiz.
O Xadrez pode proporcionar vários benefícios no aprendizado das diversas disciplinas escolares. Os benefícios de sua prática iniciam-se quando a criança passa a conhecer e a exercitar o domínio do tabuleiro, o que resulta em ganhos para sua noção espaço-dimensional.
Este projeto tem como objetivo geral a utilização do jogo de xadrez como instrumento pedagógico e social, visando auxiliar o desenvolvimento escolar de crianças do 1º ciclo do Ensino Fundamental Tenciona, de maneira generalizada, estimular, através do jogo, o raciocínio e o pensamento lógico dos participantes. Nesta atividade, trabalhar o espírito de equipe e a auto-estima dos alunos.
O Projeto tem como público-alvo alunos do 1º Ciclo do Ensino fundamental da Escola Municipal Cantinho da Alegria.
Local. A escola apresenta um local arejado para o andamento do Projeto.
- Duração. A duração do Projeto é de 45 minutos das aulas de educação física:
Atividades desenvolvidas no 3º bimestre:
· Dramatizar a história do xadrez (realizada pelos alunos do turno matutino) na hora cívica;
· Conhecer as peças e suas funções;
· Explicado o deslocamento dos bispos, cavalos, rei e rainha;
Observação: Já apresentou melhoras na construção de conhecimento das turmas dos 1º e 2º anos, que já se concentram um pouco mais nas atividades e já tem um pouco mais de conhecimento sobre as peças. Percebe-se ainda que há uma dificuldade quanto ao deslocamento das mesmas;
· Para os alunos do 3º ano e alguns também do 2º ano percebe- se que há mais facilidade, pois, já tinham uma noção sobre o xadrez;
· Foi feito um vídeo sobre as aulas realizadas em diferentes turmas;
· Foi confeccionado com as turmas kits da xadrez;
Nesse próximo bimestre será dado continuidade, com o projeto de forma progressiva, procurando problematizar mais sobre a prática do xadrez de acordo com o seu nível de entendimento e também será confeccionado o jogo de xadrez gigante, sendo os alunos as peças;
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