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sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pluralidade Cultural

Ensinar pluralidade cultural ou viver pluralidade cultural?

Ensinar pluralidade cultural ou viver pluralidade cultural?

Ninguém pode conquistar o mundo de fora se não aprender a conquistar o mundo de dentro...
Augusto Cury


Um dos pontos chaves do estudo da Pluralidade Cultural enquanto tema pedagógico é o envolvimento do tema com a educação, que proporciona entrelaçamento da escola, comunidade e sociedade, o que faz com que amplie questões do dia-a-dia com relação às diferenças existentes entre seres humanos, argumentadas até hoje através de preconceitos e discriminações.

Pedagogicamente o tema Pluralidade Cultural oferece oportunidades aos alunos, de conhecerem suas origens, sua história como brasileiro, como ser social e como indivíduo participante de grupos culturais, propicia a compreensão de seu valor e a elevação de sua auto-estima enquanto ser humano digno e dotado de capacidades. Através da escola podemos adquirir conhecimentos e vivências que ajudam a conscientizar os alunos quanto às injustiças e manifestações de preconceito e discriminação. Se a escola é formadora de conceitos e didáticas, cabe a ela também formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, bem como cidadãos comprometidos com a humanização e os sentimentos fundamentais para uma boa vivência entre seres tão diferentes e individuais, como somos.

A Pluralidade Cultural é fator de fortalecimento da democracia, diante da explicitação do Art.58° do Estatuto da Criança e do Adolescente que diz: "No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura". No entanto é necessário que a escola analise suas relações e suas práticas, proporcionando que a temática da Pluralidade Cultural contribua para a construção de uma sociedade democrática.

Numa perspectiva pedagógica urge desvendar a importância do educador, enquanto mediador da aquisição de conhecimentos, e a indagação de que se deve ensinar Pluralidade Cultural ou viver Pluralidade Cultural?

Num país como o nosso, onde as raças se misturam, onde o multiculturalismo é visível aos olhos de quem quiser ver, esta indagação é dispensável ao ensino específico de pluralidade cultural, pois vivemos verdadeiramente esta pluralidade. É necessário sim, intertextualizar essa diversidade com outras disciplinas, contextualizando os conteúdos com o intuito de formar e informar a todos os participantes do processo educacional, para que estes proliferem esses conceitos e conhecimentos para a sociedade a qual fazem parte.


Bibliografia:
CURY, Augusto. Seja líder de si mesmo-O maior desafio do ser humano. Ed Sextante, 2004.



Comentário:
Escolhi este tema para levantar uma reflexão.
Nos deparamos em sala de aula com muitas diferenças, no entanto, devemos refletir sobre nossas ações quanto educadores, não só na questão pedagógica, mas também no próprio resgate de histórias, valores, oportunizando aos nossos educandos a se conhecerem e se respeitarem como seres únicos , propiciando o seu crescimento como cidadão, como ser humano dentro das diversas dimensões, biopsicofísico e social. Portanto, cabe a nós educadores sermos multiplicadores deste contexto, garantindo a eles um espaço para criarem, se descobrirem, ampliarem seus conhecimentos e terem a consciência de seus direitos e deveres.

Carla Hübner e Silva


Um comentário:

  1. Obrigado por postar meu artigo no blog professora!
    Um Feliz Natal e um 2011 cheio de saúde para a senhora!
    Att.
    Alex Soares

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