Passeio no Zoológico de Sapucaia do Sul

Mensagem aos eternos amigos de Água Boa que ficarão para sempre em meu coração.

Mensagem aos Meus Eternos Amigos de Água Boa que ficarão para sempre em meu coração

Recados de Poemas

Fotos do Mundo!

Epitáfio - Titãs Música da Minha vida

Epitáfio - Titãs Reflexão sobre minha vida!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

sábado, 21 de agosto de 2010

Este é meu Timão!!


Inter, estaremos contigo..
Tu és minha paixão!
Não importa o que digam
Sempre levarei comigo
Minha camisa vermelha ..
e a cachaça na mão
O Gigante me espera..
Para começar a festa!
Xalaialaia,
Xalaialaia,
Xalaialaia!
Você me deixa doidão!
Xalaialaia,
Xalaialaia,
Xalaialaia!
Inter do Meu Coração!
Xalaialaia,
Xalaialaia,
Xalaialaia!

Nós somos Bi Libertadores


quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vídeo da Música Epitáfio - Titãs

É uma música que me faz refletir muito sobre as coisas que deixamos de viver. Passamos a ter prioridades que muitas vezes não são as que nos deixam mais felizes mas que são necessárias, pois há pessoas que acreditam e precisam da nossa intensa dedicação. É por eles que persisto e que procuro ser determinada nas minhas ações.
Júlia Vitória, Kauan Matheus e Cassiano Amo Vocês!

Foto dos Alunos do Projeto de Xadrez


Foto da Pesquisa sobre o xadrez na internet com alunos do 3º Ano Matutino


quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Foto do desfile da Escola Cantinho da Alegria


O Papel do Profissional de Educação Física

A maioria dos autores ligados aos estudos do lazer reconhecem seu duplo processo educativo, ou seja, consideram que o lazer é um veículo de educação e que para a participação nas atividades de lazer é necessário aprendizado (objeto da educação). Assim, é necessário difundir seu significado, esclarecer sua importância, incentivar a participação nos diferentes conteúdos do lazer. Neste caso, os educadores têm uma importância primordial. A escola aparece como um cenário para que a educação para o lazer ocorra devido às disciplinas ligadas aos seus conteúdos culturais. Assim, o objetivo deste trabalho é mostrar qual o papel do professor de educação física neste processo educativo do lazer. O professor de educação física escolar deve iniciar os seus alunos na mais variada gama de atividades físicas e esportivas para que ele seja um praticante crítico e também um espectador ativo no seu tempo de lazer. Deve prepará-lo da forma mais ampla possível na cultura corporal de movimento para que este usufrua deste conhecimento no seu tempo disponível. Esta é a maior importância do professor de educação física que trabalha na escola na educação para o lazer.

A Importância da Educação Física no Desenvolvimento Infantil

A aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde que a criança passa a ter contato com o mundo. Na interação com o meio social e físico a criança passa a se desenvolver de forma mais abrangente e eficiente. Isso significa que a partir do envolvimento com seu meio social são desencadeados diversos processos internos de desenvolvimento que permitirão um novo patamar de desenvolvimento.
A criança, por meio da observação, imitação e experimentação das instruções recebidas de pessoas mais experientes, vivencia diversas experiências físicas e culturais, construindo, dessa forma, um conhecimento a respeito do mundo que a cerca.
O principal instrumento da educação física é o movimento, por ser o denominador comum de diversos campos sensoriais. O desenvolvimento do ser humano se dá a partir da integração entre a motricidade, a emoção e o pensamento.
No caso específico da educação física, o profissional dessa área possui ferramentas valiosas para provocar estímulos que levem a esse desenvolvimento de forma bastante prazerosa: a brincadeira, o jogo e o esporte.
A partir da brincadeira e do jogo, a criança utiliza a imaginação que “é um modo de funcionamento psicológico especificamente humano, que não está presente nos animais nem na criança muito pequena” (Rego, 1995, p.81).
A partir da utilização da imaginação, a criança deixa de levar em conta as características reais do objeto, se detendo no significado determinado pela brincadeira.
“Mesmo havendo uma significativa distância entre o comportamento na vida real e o comportamento no brinquedo, a atuação no mundo imaginário e o estabelecimento de regras a serem seguidas criam uma zona de desenvolvimento proximal, na medida em que impulsionam conceitos e processos em desenvolvimento" (Rego, 1995, p. 83)
Esse impulso dado aos “conceitos e processos de desenvolvimento” deverá ser fornecido pela educação física ao propiciar jogos e brincadeiras que, intencionalmente, estimulem a imaginação e a criatividade. Além disso, o processo de desenvolvimento dos indivíduos tem relação direta com o seu ambiente sócio-cultural e eles não se desenvolveriam plenamente sem o suporte de outros indivíduos da mesma espécie.
Dessa forma, percebe-se que a escola, e neste caso específico a educação física, tem um papel fundamental no aprendizado e conseqüentemente no desenvolvimento dos indivíduos, desde que estabeleça situações desafiadoras para seus alunos.

Benefícios do Xadrez segundo o Ministro da Educação

Segundo o Minsitro da Educação Fernando Haddad:


Desenvolvimento do raciocínio matemático
Maior habilidade na comunicação
Aumento da criatividade
Aumento da concentração
Treina o pensamento crítico
Aumento da memória
Maior maturidade intelectual
Aumento da auto-confiança
Análise de consequências
Ajuda nas decisões complexas
Reconhecimento de padrões torna-se mais fácil
Ajuda a lidar com situações não esperadas
Aumento da disciplina
Responsabilidade pelas ações